O hábito de vos reunirdes para matar o tempo - Corolarium Cap. XXXI

PDF por Nova Ordem de Jesus. 27/04/2016 - 15 min leitura
#corolarium #novaordemdejesus #mensagens #mãemaria #nossasenhora #saúde #efermidades

O hábito de vos reunirdes para matar o tempo. — Muitas enfermidades têm sido atraídas dessa maneira. — A leitura da Bíblia Sagrada. — O tratamento do vosso corpo. O sombreamento dos olhos apenas um falso embelezamento.

A circunstância de se encontrarem na Terra neste fim de século almas em estado já bastante adiantado de evolução, ao lado de outras menos evoluídas, e ainda muitas outras em princípio de sua grande jornada, esta circunstância representa bem a situação da vida espiritual, nos diversos planos do Além. Tratando-se de uma escola evolutiva como é a Terra, há toda a conveniência na vinda dessas três categorias de almas conjuntamente, para que as mais adiantadas possam esclarecer as demais por meio do exemplo e do saber, ajudando-as a caminhar também na estrada da vida.

Acontece muito frequentemente nos dias que correm, registrarem-se fatos bastante significativos em várias latitudes do vosso pequeno mundo, envolvendo pessoas de maneira bastante trágica, demonstrativos do reduzido grau evolutivo de seus protagonistas. Esses fatos atestam em sua dura realidade o grau ainda bastante primário dos seus autores, almas que apenas iniciam o seu aprendizado nesta escola terrena, dignos da comiseração de todos vós. Mas não apenas da vossa comiseração são dignos os autores dos fatos delituosos que sucedem de vez em quando; também dignos são eles, e muito, das vossas preces, para que a luz divina penetre em seus corações ainda bastante empedernidos. Orai, pois, pelos delinquentes, com o que estareis praticando uma das maiores obras de caridade, filhas e filhos do meu coração.

Em seguida tenho hoje para vos dizer algo da maior importância em vossa vida presente, de almas em busca de luz espiritual. Tratarei assim do que diz respeito à convivência entre vós todos que vos encontrais na Terra, e a maneira pela qual muito podereis fazer em benefício do vosso progresso. Gostaria    que  abrísseis   neste  momento  os  vossos  corações para que as minhas palavras neles possam penetrar e serem devidamente compreendidas. Desejo referir-me ao hábito muito comum em todos os meios sociais de as pessoas se reunirem para matar o tempo a pretexto de se distraírem, durante algumas horas do dia ou da noite. É para os assuntos preferidos nessas reuniões que eu desejo prender a vossa atenção. Sucede quase sempre tratar-se instintivamente nas palestras surgidas no ambiente, da vida, hábitos e maneiras de proceder das pessoas ausentes, nem sempre com intuito construtivo, mas, ao contrário, de apreciação crítica ao modo de viver dessas pessoas ausentes. Há nessa prática um inconveniente tão grande para quem dela se ocupa, que pode resultar até em perigo de vida. A lei mental nos ensina que devemos ter o maior cuidado na movimentação dos nossos pensamentos; que seguem sempre a direção das nossas palavras. Se nos ocuparmos, por exemplo, de alguém distante de nós, ao fazê-lo estaremos ligando-nos a esse alguém por meio do pensamento, ou seja, atraindo para nós as perturbações porventura existentes no seu campo mental, nem sempre favoráveis nem benéficas. Isto acontece sempre que alguém mentalize pessoas conhecidas, ao envolvê-las em sua crítica ou palestras muito comum no meio terreno. Dessa prática pode resultar para quem à mesma se entregue a atração de influências espirituais de nível inferior, cujo mal não poderá sequer avaliar. E isso tanto pode acontecer às pessoas que usarem da palavra para criticar a terceiros, como àquelas que apenas façam parte do grupo. Muitas e muitas enfermidades têm tido origem atraídas dessa maneira, transmitidas por influências (almas) que delas foram portadoras em sua vida terrena. Encontrando-se em certo momento ao lado de pessoas alvo de comentários feitos por outras, as influências mórbidas podem acorrer ao local donde partem os comentários, e ali se ligarem àquelas em quem encontrarem afinidades vibratórias, passando a perturbá-las a partir desse momento.

Tudo aconselha, por conseguinte, às pessoas sensatas a se absterem do hábito desse tipo de comentários com o fim de encher ou matar o tempo, em benefício de sua própria saúde, paz e felicidade. Uma excelente maneira de passarem as pessoas momentos de alegria ou mesmo de distração para o Espírito, aliviando possivelmente a carga de suas constantes preocupações, seria ocuparem-se de temas realmente interessantes à sua ilustração, e à de quantas outras pessoas assim se reúnam. Eu darei a seguir algumas sugestões nesse sentido. O assunto, por exemplo, relacionado com a vida de grandes personalidades da história terrena é um dos que certamente agradarão a um grande número, pela soma de conhecimentos que propor-ciona a todos os ouvintes. Sabe-se que o conhecimento de muitos detalhes da vida das grandes personalidades que viveram na Terra, tem grande utilidade para todas as pessoas em determinados momentos, dado que a História e os fatos se repetem constantemente. Seria então uma oportunidade excelente de ilustração para muitos, se não para todos, reunirem-se as pessoas em suas horas de lazer para se ilustrarem no conhecimento de vidas célebres da Terra, elevando com isso o nível de seu próprio Espírito ao da vida comentada.

Outra bela maneira de passar algumas horas numa tarde de lazer será o manuseio desse formidável manancial de ensinamentos que é a Bíblia Sagrada. Há nesse grande livro tais e tão úteis ensinamentos, que são capazes de elevar as almas a um nível vibratório surpreendente. A simples leitura da Bíblia, feita em reunião de pessoas a título de passar o tempo, além do conhecimento do fato histórico em si, pode mudar o rumo terreno de muitas almas para o caminho que verdadeiramente convém à sua maior felicidade. E por que pode isto acontecer? Isto pode acontecer, e acontece efetivamente, em virtude da luz projetada na alma por esse tipo de leitura, esclarecendo-a. Uma alma esclarecida, muito facilmente coordena as suas tendências e aptidões no sentido do respectivo êxito, tanto no sentido material de sua existência terrena, como e principalmente do seu progresso espiritual. Uma alma esclarecida pode ser comparada à superfície límpida dum grande espelho, onde a criatura poderá mirar-se em todos os detalhes. Ao passo que se a luz do espelho estiver opacidada no todo ou em parte, a criatura terá dificuldade em mirar-se nele, enxergando-se apenas parcialmente.

A leitura da Bíblia pode ser então comparada a um grande e límpido espelho, a transmitir ao leitor uma luz clara e brilhante a iluminar, pelo conhecimento, os numerosos detalhes do seu caminho na vida. É fácil explicar porquê. Nesse livro monumental que é a Bíblia se encontram exarados, se bem que em linguagem velada, todos os ensinamentos necessários à trajetória das almas na Terra. Conhecendo-se, então, desde o Velho ao Novo Testamento através duma leitura atenta, as almas encarnadas adquirem um tal foco de luzes em sua trajetória pela Terra, que instintivamente se projetam e engrandecem as suas luzes espirituais. Aqueles que se entregarem de boa mente à leitura do livro dos Séculos que é a Bíblia encontrarão em suas páginas uma solução para cada problema, um conceito para cada situação, um conselho para cada dificuldade, sem falar na grandiosidade dos ensinamentos existentes em forma de provérbios, que são verdadeiros focos a iluminar a consciência dos leitores em todas as eventualidades.

Aí ficam estas sugestões para as vossas almas, filhas e filhos a quem eu muito quero, as quais podereis adotar, não para matar, mas aproveitar o vosso tempo, seja de descanso no lar, ou nas vossas pequenas reuniões sociais. Poderão alguns de vós considerar estranho ou de possível mau-gosto, ocuparem-se as pessoas na leitura da Bíblia ou de vidas célebres, nas reuniões de puro lazer. Eu vos direi, porém, que se o vosso sentido material assim pensar, não pensará outro tanto o vosso Espírito, ávido dessa ordem de conhecimentos. Ao vos preparardes no Alto para reencarnar, tanto da presente como das vezes anteriores, todas vós elaborastes o vosso programa de estudos na Terra, mencionando com particularidade o estudo das coisas sérias da vida, com o fim de errardes o menos possível. E a maneira mais indicada que se apresenta a todas as almas encarnadas é o conhecimento das verdades históricas de que está repleta a Bíblia, pela luz que seus ensinamentos projetam no Espírito dos leitores. Estes encontram em suas páginas tais e tão belos ensinamentos, que têm, só por si, o mérito de impedir sua incidência nos erros praticados constantemente por quantos não tiveram a felicidade de compulsar esse tesouro. Isto se dará pela presença constante dos numerosos conceitos, provérbios e sentenças bíblicas no Espírito de seus leitores a iluminar-lhes o raciocínio, a fortalecer-lhes a memória e o coração em todas as fases da vida, como se um conselheiro fora em todos os momentos presente, a indicar-lhes qual o caminho a seguir.

É tal a projeção dos ensinamentos bíblicos nas almas, que quantas os tiverem estudado em sua passagem pela Terra, constroem com eles um poderoso facho de luzes da maior utilidade, não apenas enquanto na Terra, como também a engrandecer-lhes o patrimônio espiritual que as acompanha de regresso ao seu plano de vida no Além. Poderei mesmo dizer aqui às almas que pautarem seus atos neste plano terreno segundo os conhecimentos adquiridos através do estudo da Bíblia, tornar-se-ão muito mais rapidamente que as demais, possuidoras daquele desejado grau evolutivo que há milênios perseguem.

Para encerrar o presente capítulo, ainda quero tratar de outro assunto igualmente interessante para todas vós, minhas filhas queridas. Refiro-me ao que diz respeito ao tratamento do vosso corpo, como santuário que é da vossa alma. Muitas inovações se apresentam já neste fim de século sob o pretexto de embelezamento físico da mulher, algumas bastante esquisitas, no sentido de sua impropriedade para uso de uma alma de Deus em passagem pelo mundo terreno. Observo com tristeza, nestes dias em que venho ditar este livro, um novo hábito ou mau-gosto desse tipo de pintura em torno dos vossos olhos, emprestando a eles certas tonalidades que só podem prejudicá-la. Enquadrardes os vossos olhos, de natureza tão belos e expressivos, em tonalidades que só fazem a feiá-los, é procedimento que atenta contra a vossa beleza natural se não até contra a própria Natureza, que vos dotou de todos os necessários encantos, minhas filhas do coração. Eu vos peço com todo o amor, que abandoneis esse feio método de falso embelezamento, pelo que ele tem de inconveniente e prejudicial. Esse círculo artificial dos vossos olhares entristece a expressão da vossa alma que é límpida, clara, e só deseja manifestar-se através do vosso olhar apenas rodeado dos ornamentos traçados pela mão da Natureza. Pinturas em volta dos vossos olhos? Jamais, filhas queridas! Tudo não passa duma criação industrial de enriquecimento à custa do vosso mau aspecto. Ouvi-me, pois, filhas do meu coração. Jogai fora, para bem longe de vós, esse tipo de pinturas, para que o vosso olhar passe a brilhar com todo o fulgor da sua natureza, como reflexo que é da vossa bela alma. É este um conselho e um pedido que eu aqui vos deixo, minhas queridas, incluídos neste livro que eu programei no Alto para tratar exclusivamente dos interesses espirituais das almas encarnadas na Terra. Falo-vos com o coração, pelo muito que vos estimo de longos séculos, porque a todas eu conheço de um passado distante, e de vossas frequentes idas e vindas a este plano. Sabendo-se que o corpo fluídico correspondente a cada ser humano reflete, ao voar para o seu plano, as características, usos e hábitos dos corpos físicos, imaginai, minhas queridas, que ao regressardes por vossa vez ao mundo espiritual, levásseis convosco esses enquadramentos negativos dos vossos olhos, e os tivésseis de suportar todo o vosso tempo no Além. Estou certa de que muito grande seria então o vosso desgosto em tais circunstâncias. Atendei, então, ao meu pedido que aí fica. Repeli essa inovação que tanto afeia a limpidez do vosso olhar, ao mesmo tempo em que reduz a vossa personalidade espiritual. Mantende o vosso rosto isento de artifícios como este ao qual me venho referindo, para que o vosso magnetismo pessoal possa manifestar-se em toda a sua potencialidade, mas, sobretudo, não sombreeis a limpidez dos vossos olhos, como espelho que são da vossa alma.

Perdoai-me, minhas queridas, se assim me manifesto neste momento, mas eu o faço no vosso próprio interesse, depois de ter auscultado atentamente a reação que produz no sexo oposto esse tipo de pinturas ao redor dos vossos olhos, de seu natural tão belos e tão límpidos.

Deixo-vos aqui a bênção que o Senhor vos envia por meu intermédio, e a minha  própria que eu vos ofereço de todo o coração.

 

Esta mensagem é parte do livro Corolarium, da Grande Cruzada do Esclarecimento. Conheça mais sobre o livro Corolarium. Agradecemos pela leitura e ficaremos muito felizes se o seu desejo for o de compartilhar a mensagem com seus amigos e familiares.

Seja um Apóstolo do Nosso Senhor Jesus e ajude divulgar as obras da Grande Cruzada de Esclarecimento.

Mais de Corolarium - Mensagens do Livro

Para servir ao Senhor Jesus - Corolarium Cap. I

Para servir ao Senhor Jesus. — Objetivo de minha  descida ao solo terreno. — Muitas coisas eu pretendo dizer-vos neste livro. —  Firmaremos o propósito de nos...
Leia a Mensagem

As almas encarnadas com menos de vinte anos - Corolarium Cap. XXXIX

As almas encarnadas com menos de vinte anos. — Bem sério compromisso assumido no Alto. — Espíritos missionários nos corpinhos infantis. — Ensinai estas...
Leia a Mensagem

A ação do Sol sobre o mundo terreno- Corolarium Cap. LXIX

A ação do Sol sobre o mundo terreno. — Submissão da vida humana à luminosidade solar. — É ao Sol que deveis os vossos alimentos. — O perigo...
Leia a Mensagem

Esta mensagem é parte do livro Corolarium, da Grande Cruzada do Esclarecimento. Conheça mais sobre o livro Corolarium.

Compre Impresso
Download PDF

Seja um Apóstolo do Nosso Senhor Jesus e ajude divulgar as obras da Grande Cruzada de Esclarecimento.

Nova Ordem de Jesus

(54) 3461-2412   darcidickel@novaordemdejesus.com.br
Rua Valter Jobim, 282. Bairro Planalto.
CEP 95185-000. Carlos Barbosa, RS. Brasil.

"A palavra que o Senhor Jesus está difundindo na Terra através destas mensagens, deve ser ouvida e meditada por quantos tiverem a ventura de conhecê-la em sua presente vida terrena." - Apóstolo Thomé